Depois que a fase de preparação de uma pré-campanha é concluída, o trabalho de construção do perfil e da imagem do pré-candidato pode ser desenvolvido de forma mais consistente tanto nas redes sociais quanto no desenho de como será a abordagem a grupos de apoio ou lideranças. Selecionamos abaixo 3 características pessoais que devem ser trabalhadas nas redes sociais durante uma pré-campanha. Lembrando sempre que cada rede social escolhida exige uma linguagem e estratégia próprias.
Saiba mais: como escolher as redes sociais que serão utilizadas na pré-campanha eleitoral
Reputação
Por mais conhecido que você seja, tenha como pontapé do seu trabalho a apresentação do seu perfil, formação pessoal e profissional e tudo aquilo que pode contribuir para deixar claro para as pessoas quem é você. Ah, isso vale também para aqueles que já te conhecem como os familiares, amigos e colegas. É a partir da sua reputação e experiências de vida, do que você já fez ou onde atua e atuou que sua imagem começa a ser desenhada.
Empatia
Já trabalhamos com candidatos que tinham excelente reputação e um plano de governo bem reconhecido pelas pessoas, mas a falta de empatia sempre aparecia em pesquisas como um empecilho para a campanha avançar. O cuidado com a forma como sua imagem vai ser apresentada, passando por suas expressões, entonação em determinadas palavras ou frases e até o jeito de se vestir é fundamental para gerar empatia, identificação com seus seguidores e potenciais eleitores. Mas não para por aí, tão importante quanto, é demonstrar conhecimento sobre as questões sensíveis ao seu público, nosso próximo item…
Conhecimento
Ao definir os temas e pautas que serão trabalhados em sua pré-campanha, e posteriormente na campanha, é preciso que você demonstre conhecimento sobre eles. As pessoas precisam perceber que você não caiu de paraquedas ali e não é um “forasteiro” dentro daquilo que defende. Conhecer, dominar e se mostrar sensível aos assuntos e problemas que você vai abordar é essencial para gerar identificação com o público. Aliás, o conhecimento contribui na construção da reputação e ajuda a gerar empatia, ou seja, tudo se complementa.