Em todos os atendimentos, reuniões e conversas que temos na Agência Ethos envolvendo um projeto político, sempre reforçamos a importância da estratégia na comunicação política como um todo. É impossível estabelecer qualquer plano de ações tanto em uma campanha e pré-campanha quanto ao longo de um mandato se não tivermos objetivos bem definidos. Tanto de curto quanto de longo prazo.

Porém o que se vê normalmente são ações esparsas, feitas de modo aleatório e sem nenhum tipo de coordenação ou ligação entre si. Pode até parecer que tenha algum efeito positivo, mas em algum momento as fragilidades acabam ficando expostas. Quando isso acontece costuma ser difícil de consertar.

Pense comigo: para ser aprovada em um concurso público, uma pessoa precisa estudar determinados conteúdos, correto? Dependendo do grau de organização, essa pessoa traça prazos, estabelece uma rotina, define horários que serão dedicados a cada etapa desse objetivo. Mesmo que não tenha consciência disso, essa pessoa elaborou sua estratégia.

Na política não é diferente! Não há mais espaço para improvisos ou ideias mirabolantes tiradas do ar.

Construindo um projeto político

Aos que pensam em disputar pela primeira vez um cargo político ou que perderam uma eleição, mas desejam participar novamente do pleito, a estratégia é o primeiro passo para a construção do projeto político.

Antes de mais nada, é preciso um extenso diagnóstico que avalie não só o seu perfil, mas também o cenário eleitoral da sua cidade ou estado. É preciso entender onde as suas ideias se encaixam, quais públicos são mais receptivos ou se identificam melhor com o que você se propõe a defender, qual o seu real potencial eleitoral ou como foi o seu desempenho em eleições passadas, entre outros.

É a partir desse trabalho de pesquisa e levantamento de dados que uma estratégia é elaborada.

Ela vai trazer um plano de ações detalhado para seu discurso, defesa ou apresentação de ideias; quais redes sociais você precisa estar presente e quais não valem o esforço; quando e como trabalhar impulsionamento de conteúdo; quais são os seus pontos fortes que precisam ser explorados e como eles serão destacados ao longo do tempo e também os pontos fracos que precisam de uma atenção especial; quais as metas ao longo dos meses precisam ser cumpridas, entre dezenas de outros tópicos que vão nortear e direcionar o trabalho que será desenvolvido.

Sem estratégia você provavelmente vai estar apenas fazendo postagens aleatórias no Facebook ou Instagram e lançando suas ideias ao vento. Sem falar na possibilidade de você cometer erros que podem custar caro para a sua reputação.

Saiba mais: O que é a construção de reputação no marketing político?

Um exemplo real que posso compartilhar com vocês é o de um jovem político que preferiu seguir as ideias de um grupo de amigos e fazer um trabalho apenas voltado para ataques e críticas à administração municipal de sua cidade. Não havia estratégia para a construção de reputação ou para o projeto político-eleitoral como um todo. Era apenas apontar erros. E na empolgação comum de grupo de amigos, sem nenhuma preocupação ou orientação de profissionais da área, ele acabou se excedendo e “falando demais”. O resultado foi que rapidamente ele passou a ser visto como alguém inexperiente, que não entendia minimamente o funcionamento da administração pública.

Entenderam a importância do plano de ações? Da orientação? Da preocupação com uma estratégia clara com início, meio e fim?

Repito: não existe mais espaço para práticas amadoras ou improvisos na política!

Fortalecendo um mandato

Quando se ganha uma eleição ou se é reeleito, a preocupação com um projeto de comunicação costuma ir para o fim da fila. Dezenas de políticos país a fora só voltam a se preocupar com isso no ano da próxima disputa.

Contudo, uma comunicação de mandato forte e eficiente já nasce desde a posse com uma estratégia clara de quais são os objetivos a serem alcançados. Seja a reeleição dentro de quatro anos, a disputa de um outro cargo dali a dois anos ou a troca de um cargo legislativo para um no executivo.

A esses objetivos, primordiais de serem definidos, vão se somar a definição da identidade do mandato a ser trabalhada junto à base eleitoral, a forma de apresentação do discurso e das ações, os canais de comunicação e atendimento aos eleitores, o trabalho de prestação de contas, o reforço e ampliação da reputação visando alcançar novos públicos e ampliar a base de apoio etc.

Percebem como faz diferença ter uma estratégia bem estabelecida?

Se você tem mandato, eu pergunto: há um diagnóstico completo de tudo que levou à sua vitória nas urnas? A partir disso, há objetivos claros traçados por você e sua equipe de comunicação?

Saiba mais: Por que investir em comunicação de mandato?

Qual a importância da estratégia na comunicação política?

A estratégia é absolutamente tudo na comunicação política.

Ela direciona ações, identifica os públicos ideais e a forma do discurso, prepara gestão de crise, estabelece a comunicação com a base e já pensa em como ampliá-la, planeja projetos futuros de reeleição ou de disputa de outros cargos…

Não dá para fazer comunicação política na base do “acho que isso é bom” ou “fulano faz assim, vou fazer igual” ou “a amiga da minha esposa disse que isso seria bacana de ser feito”.

Um projeto político é sério, demanda tempo e consome recursos financeiros e de energia. Não há a menor possibilidade se trabalhar sem estratégia. De preferência estabelecida por quem entende de: comunicação, marketing digital e política.

Se você ou sua equipe não estão preparados para traçar uma boa estratégia, procure uma consultoria, mas não deixe seu projeto ou mandato naufragarem por um erro tão primário.


Imagem de capa: créditos by Jcomp

Jefferson Rodrigues

Jefferson Rodrigues

Co-founder Agência Ethos. Jornalista, estrategista político e consultor em marketing político. Atuou na editoria de política do jornal O Tempo e na assessoria de imprensa da Prefeitura de Juiz de Fora. Em eleições, tem no currículo a estratégia e a coordenação geral de campanhas de prefeitos, vereadores e deputados em MG, SP, RJ e BA; além de ter atuado em equipes de campanhas para governo e senado em Minas Gerais.

Leave a Reply