A pré-campanha ainda desperta muitas dúvidas tanto entre políticos com mandato e suas assessorias quanto entre os aspirantes a disputar uma eleição. Não existem regras 100% claras sobre isso, o que gera confusão, informações erradas e na maioria das vezes perda de tempo, algo crucial para o sucesso de qualquer projeto. Mas afinal, o que é pré-campanha eleitoral e quando ela deve começar?

O que é pré-campanha eleitoral?

Pré-campanha é o período que antecede a campanha eleitoral. Ela permite que os postulantes a uma candidatura preparem seu terreno junto aos eleitores construindo a imagem, apresentando ideias, discutindo temas, impulsionando seus perfis em redes sociais, etc. A única coisa que um pré-candidato não pode fazer é pedir votos ou realizar qualquer ato que tenha nitidamente características eleitorais. Aliás, a legislação brasileira permite, inclusive, que a pessoa declare publicamente que é pré-candidata (nesse ponto, há estratégias específicas sobre como se posicionar).

A pré-campanha pode ser facilmente caracterizada como um marketing pessoal. É o período em que uma candidatura é preparada em todos os seus detalhes, mas também o perfil do futuro candidato pode ser construído junto aos eleitores. Para quem não tem um mandato, esse intervalo de tempo acaba sendo fundamental para a projeção do nome junto aos eleitores da cidade, região ou estado. Já para quem está exercendo um mandato, caso esteja cometendo o erro grave de não ter nenhum trabalho de comunicação profissional, a pré-campanha permite a correção desses rumos e um melhor posicionamento da imagem visando a reeleição ou o cargo ao qual se pretende concorrer.

Saiba mais: O que pode ser feito na pré-campanha eleitoral?

Quando começar a pré-campanha?

Normalmente, consideramos que a pré-campanha começa em janeiro do ano em que serão realizadas as eleições. Entre janeiro e julho temos, portanto, o período-chave para realizar não só o posicionamento, mas também todas as ações de preparação de uma candidatura.

Porém, uma boa pré-campanha com construção tranquila de perfil e fidelização de público pode facilmente começar muito antes. Por exemplo, se você pretende disputar um cargo de deputado nas eleições de 2022, sua pré-campanha pode começar em janeiro de 2021. Pense que você terá mais tempo para se planejar tanto nas ações que o marketing vai desenvolver quanto em gastos financeiros.

Dito isso, reforçamos que não há uma data específica para começo, porém quanto mais tarde você começar, menos tempo vai ter e, talvez, mais investimento precisará fazer em curto espaço de tempo.

Em resumo: pré-campanha é construção (se você está começando do zero) ou reforço (se você já tem uma trajetória) de imagem e perfil.

Jefferson Rodrigues

Jefferson Rodrigues

Co-founder Agência Ethos. Jornalista, estrategista político e consultor em marketing político. Atuou na editoria de política do jornal O Tempo e na assessoria de imprensa da Prefeitura de Juiz de Fora. Em eleições, tem no currículo a estratégia e a coordenação geral de campanhas de prefeitos, vereadores e deputados em MG, SP, RJ e BA; além de ter atuado em equipes de campanhas para governo e senado em Minas Gerais.

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