Depois de toda campanha política bem sucedida, outro desafio começa para o setor de comunicação: a gestão de redes sociais para políticos.
À primeira vista, isso parece uma função simples, mas, a realidade é outra.
A começar pelo seguinte questionamento: um social media poderia cuidar das redes sociais de um político?
A resposta é que isso depende. Comunicação política é algo muito delicado, que precisa envolver toda uma estratégia e sentido comunicacional por trás.
Para marcas, pessoas famosas ou digitais influencers, errar em algum posicionamento público é normal e pode ser facilmente revertido.
Para um político, essa regra não se aplica tão ao pé da letra assim. Afinal, equívocos na hora de se comunicar podem custar votos!
Por isso nós batemos muito na tecla de que um profissional que trabalha com marketing político deve dominar o tripé: entender de comunicação, marketing digital e, principalmente, de política.
Então, como fazer uma boa gestão de redes sociais para políticos?
1 – Seguir o roteiro
Depois de definidas as diretrizes de comunicação, o social media responsável pela gestão de redes sociais dos políticos deve ser capaz de conseguir alinhar as postagens com a estratégia que foi estabelecida pela equipe.
Por exemplo, se foi diagnosticado pelo setor de planejamento que, em determinado mês, deve-se falar sobre o tema “educação”, cabe ao social media criar posts que não fujam do assunto e que mantenham uma lógica de posicionamento.
2 – Interatividade
Em uma boa gestão de redes sociais para políticos, a gestão de respostas é parte fundamental.
Responder todos os comentários dos seguidores, seja para tirar uma dúvida, agradecer um elogio ou ouvir uma crítica, é função do profissional por trás da gestão das redes sociais.
Nunca deixe o eleitor falando sozinho em suas páginas!
3 – Entender de política
Como já falamos anteriormente, para trabalhar com política é essencial entender do assunto, principalmente quando se é a pessoa responsável pela gestão das redes sociais.
Lembre-se: um deslize pode ser fatal em uma candidatura!
Nem tudo pode ser postado na página de um político, ainda mais quando se está em uma campanha eleitoral.
Qualquer falha pode e vai ser usada pelos seus adversários!
4 – Saber contar histórias
Uma foto nem sempre é apenas uma foto. Há sempre uma história por trás para ser contada.
Um bom gestor de redes sociais para políticos deve ter o dom do storytelling e conseguir tirar narrativas atrativas para incrementar cada conteúdo.
Pessoas se interessam por histórias!
Uma legenda ou descrição bem feitas podem despertar o lado emotivo do eleitor e fazer com que ele se conecte emocionalmente com o político.
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A gestão de redes sociais para políticos é coisa séria e precisa ser tratada como tal.
É por isso que nós, da Agência Ethos, realizamos consultorias, diagnósticos e treinamentos de equipes para otimizar a comunicação de um candidato ou político em mandato.
Nosso trabalho é montar uma estratégia eficaz e direcionar todos os conteúdos digitais para alcançar os melhores resultados possíveis.