Com certeza você já assistiu ou leu a dicas de marketing digital em que um dos principais itens recomendados era fazer postagem em datas comemorativas. O que ninguém explica é que existem formas de se trabalhar esse tipo de conteúdo. Isso vale tanto para empresas e personalidade quanto para políticos. Afinal, data comemorativa não é tão essencial assim.

A síndrome da maria-vai-com-as-outras

Influenciadores e pseudo-profissionais de marketing digital costumam colocar a data comemorativa como essencial para um calendário de postagens de redes sociais.

É comum em diversas datas, centenas de dezenas de perfis postarem artes, normalmente feitas na base do banco de imagens, com uma frase estilo “dia xx de abril, dia do xxxx”. A legenda que acompanha essa arte ou traz os parabéns acompanhado de alguma frase de efeito ou se atém a descrever fatos históricos em textões sem fim (copiados da Wikipédia).

O que ninguém conta para vocês é que esse tipo de conteúdo não gera engajamento nenhum em uma rede social.

O que normalmente todo mundo pensa é que já que todos postam eu serei muito errado se ficar de fora. É o que chamei de síndrome da maria-vai-com-as-outras.

E dá-lhe artes sem sentido jogadas em perfis de redes sociais unicamente para satisfazer uma teoria.

Saiba mais: Como fazer uma boa gestão de redes sociais para políticos?

Então, quando postar data comemorativa?

Antes de mais nada, faça uma pesquisa sobre datas comemorativas. Você vai descobrir que existem dezenas de coisas sendo comemoradas todos os dias. Desde as mais importantes até algumas que não fazem o menor sentido.

Você precisa parabenizar todo mundo?

Na Ethos, nós só trabalhamos data comemorativa quando ela tem alguma relação com o perfil do político, as bandeiras que ele defende ou sua área de atuação.

Ou seja, se você não tem nenhuma relação com determinado setor ou profissão, qual o motivo de você postar parabéns? A não ser que você seja o político oportunista que não se importa em soar falso em suas publicações.

Se você acha que ganha simpatia das pessoas, esqueça! O eleitor não vai simpatizar com você só por causa de uma arte qualquer que parabeniza o dia do fulano. Aliás, se você acredita que uma postagem assim rende voto ou popularidade, volte todas as casas no jogo eleitoral e comece novamente daqui a 4 anos.

Portanto, data comemorativa deve ser postada quando ela tiver relação com o seu mandato ou seu perfil.

Pessoas com atuação junto ao meio ambiente devem priorizar datas ligadas a essa área, o mesmo vale para a saúde, por exemplo. Ou então categorias como professores, que abrangem toda a área da educação, literatura etc.

Agora um político médico, com toda uma carreira em defesa da saúde e que nunca falou um “a” sobre segurança pública, se manifestar somente para dar parabéns para policiais é falso. As pessoas percebem isso.

Data comemorativa: como fazer postagem

Você sempre vai ter a opção de fazer uma arte com uma imagem e postar, como o exemplo abaixo. Esse é o tipo mais comum de postagem em 8 a cada 10 perfis políticos (e não-políticos também).

Imagem Ilustrativa (Créditos: Pinterest)

O maior problema, na minha avaliação, é que esse tipo de imagem não diz nada, não demonstra nenhuma valorização efetiva com a área parabenizada. É simplesmente fazer por fazer.

Como falei no item anterior, o ideal é que você só faça postagem em datas que realmente tenham a ver com a sua atuação. Para isso, ao invés dessa imagem insossa que mostrei acima, você pode optar por uma foto, talvez de arquivo seu, que sirva para demonstrar o quanto aquela data ou profissão é importante para você.

Vamos a um exemplo prático?

O uso da imagem não significa necessariamente que assessoramos a parlamentar

Viu a diferença? Entre as duas formas de postagem? Agora, pergunto: qual delas você acha que vai chamar mais atenção e, principalmente, gerar mais engajamento para o perfil. Ou, politicamente falando, qual delas vai mostrar melhor a sua ligação com a área?

Assim, sempre que for trabalhar data comemorativa, busque uma história, um causo, uma lembrança, uma realização sua relacionada com aquele tema. Ou grave um pequeno vídeo.

Data comemorativa exige que você e sua equipe saiam da zona de conforto e mostrem de verdade algo útil para seus seguidores e público em geral. Do contrário, você vai ser apenas mais um a passar despercebido no mar de artes totalmente iguais.


Imagem de capa: créditos by makyzz

Jefferson Rodrigues

Jefferson Rodrigues

Co-founder Agência Ethos. Jornalista, estrategista político e consultor em marketing político. Atuou na editoria de política do jornal O Tempo e na assessoria de imprensa da Prefeitura de Juiz de Fora. Em eleições, tem no currículo a estratégia e a coordenação geral de campanhas de prefeitos, vereadores e deputados em MG, SP, RJ e BA; além de ter atuado em equipes de campanhas para governo e senado em Minas Gerais.

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