Entrevistando um vereador para traçar um planejamento de comunicação esbarrei na seguinte situação: quando perguntado quais eram as bandeiras defendidas por seu mandato, ele respondeu que atuava em todos os temas porque entendia que todos eram importantes para a cidade. Por mais nobre (e correta) que seja essa visão, um político não pode defender todos os temas no seu mandato. Não há espaço nem tempo hábil para isso.

Ao longo de um mandato parlamentar, obviamente os assuntos mais diversos de uma cidade ou estado vão passar pelo gabinete de um vereador ou deputado. Haverá discussões em plenário, votações e um posicionamento a favor ou contra aquilo que estiver sendo debatido. Isso faz parte da rotina de um mandato.

Porém, a atuação pessoal de um parlamentar precisa ter focos bem definidos. É isso que vai gerar uma identidade na cabeça dos eleitores e facilitar, por exemplo, um trabalho eficaz de comunicação.

Referência em consultoria e marketing político no Brasil, Gaudêncio Torquato diz que “as administrações (que) não sabem transmitir o essencial de seus programas ficam retidas no varejo com atividades rotineiras, que dividem a atenção com as ações ou conquistas prioritárias. O resultado aparece na imagem de uma gestão amorfa, sem marca própria”.

Quanto mais pautas você quiser defender, maiores são as chances de você não conseguir defender nenhuma de forma eficiente. E o eleitor percebe isso! Principalmente em grandes e médias cidades em que a segmentação é considerável e faz a diferença.

Perfis de atuação e suas pautas

Para facilitar o entendimento vamos exemplificar com alguns perfis de possíveis políticos:

Perfil 01: Vereador médico

Bandeira principal: defesa da saúde

Tema secundário: políticas sociais

Somente a saúde já traz um conjunto de ações para defesa a atuação que consomem muito tempo da atuação de um político. É praticamente impossível conciliar, por exemplo, com a educação. São duas pautas muito grandes e que exigem foco, por isso é preciso selecionar onde o seu mandato vai concentrar a maior atenção.

Lembre-se que ter a saúde como bandeira não significa que você não considere a educação como importante. Também não impede que você se envolve com questões da área. O que chamamos a atenção aqui é para a forma como seu mandato vai ser reconhecido pelas pessoas. Neste caso, o vereador da saúde!

Perfil 02: Líder comunitário ligado ao meio ambiente

Bandeira: proteção da causa animal

Foco regional: zona norte da cidade

Neste caso, temos um político com base eleitoral em um bairro ou em toda a zona norte da cidade. A defesa dos interesses dessa região precisa estar no topo das prioridades, ou seja, temos zeladoria, atenção para com a UBS, melhoria na escola de determinado bairro da região etc. Teremos diferentes temas? Sim, mas ligados única e exclusivamente à região que dá base eleitoral para esse político.

Para além disso, ele tem a proteção animal como uma bandeira. Aqui temos espaço para que ele se dedique com exclusividade a todas as pautas que possam de alguma forma desenvolver ações para a proteção dos pets. Ele vai ser reconhecido tanto como o vereador da causa animal, quanto como o vereador da zona norte!

Nos dois exemplos temos a concentração das atividades do mandato focadas em dois temas. De um lado duas bandeiras de atuação, de outro uma bandeira somada a uma região específica. É possível que determinadas pautas façam com que você tenha uma atuação ampla que atinja toda a cidade, já o regional é único.

 Leia mais: A importância da estratégia na comunicação política

Concluindo…

Você não pode defender todos os temas no seu mandato porque é inviável conseguir se dedicar a todos eles com a eficiência que os problemas de uma cidade exigem.

Da mesma forma é praticamente impossível construir uma imagem forte de político atuante quando as pessoas não conseguem enxergar em você uma referência.

O eleitor precisa ter uma imagem bem construída de quem é você, o que você defende e em que acredita. Quando você tem foco e pautas bem definidas, isso fica bem mais fácil.

Definir as áreas de atuação que serão priorizadas é uma das etapas essenciais da comunicação política. É o norte para a construção de uma reputação de relevância. Um mandato ou campanha sem identidade tenta se comunicar com todos os eleitores, mas, no fim, acaba não conseguindo se comunicar com nenhum!


Imagem de capa: créditos by Vecteezy

Jefferson Rodrigues

Jefferson Rodrigues

Co-founder Agência Ethos. Jornalista, estrategista político e consultor em marketing político. Atuou na editoria de política do jornal O Tempo e na assessoria de imprensa da Prefeitura de Juiz de Fora. Em eleições, tem no currículo a estratégia e a coordenação geral de campanhas de prefeitos, vereadores e deputados em MG, SP, RJ e BA; além de ter atuado em equipes de campanhas para governo e senado em Minas Gerais.

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