O professor Marcelo Vitorino, uma das referências de comunicação política no Brasil, define a construção de reputação no marketing político da seguinte forma:

“Reputação é como transformar a característica positiva de alguém em algo que o eleitorado, de forma segmentada, compreenda que isso é positivo”.

Dessa forma, a construção de reputação tem a ver com direcionar conteúdos específicos, para públicos específicos, usando diferentes canais de comunicação. Tudo isso levando em consideração o tempo que você possui para fazer essas ações.

Como começar a fazer a construção de reputação no marketing político?

Para começar esse processo, é necessário que o político defina sua identidade. Se estamos falando de alguém que está em mandato, qual é a identidade deste mandato? Se a pessoa pretende disputar alguma eleição futuramente e já está querendo construir sua reputação, também é preciso definir uma identidade.

O que você acredita? Quais são seus ideais? Quais os temas você prioriza?

Por exemplo, como o deputado Marcelo Freixo ficou conhecido como o candidato dos direitos humanos? Ou então, como o senador Romário ficou conhecido por ser referência em políticas para deficientes?

Essas são pautas que eles defendem e realmente acreditam nelas, são temas que têm a ver com suas histórias de vida. O eleitor acredita na verdade deles porque sabe que ela realmente existe. Não foi fabricado. Isso conta muito em um processo de construção de reputação. Eles se construíram em torno dessas pautas até se tornarem referências no assunto.

Não há mais espaço na política para candidatos generalistas, que querem abraçar todas as pautas.

Para sensibilizar o eleitor, você precisa dizer o que ele quer escutar. Portanto, você precisa encontrar as pessoas que têm ideias compatíveis com o que você defende e se mostrar como o político ideal para representá-las.

Direcionando sua mensagem

Qual o tema o político vai defender? Educação? Qual área da educação? Universitária? Para quem você vai querer falar então, alunos ou professores?

A segmentação deve ser pensada em torno disso.

Defina o tema que se enquadra no seu perfil e direcione o conteúdo para o público certo.

Vamos a um exemplo:

Você é um Deputado Federal, do Rio de Janeiro, que defende a pauta da segurança pública e se considera um conservador. Além disso, tem uma forte ligação com a igreja evangélica.

Como construir a reputação neste caso?

Sua região é o Rio de Janeiro, então, pense em conteúdos específicos que serão encaminhados aos cariocas. Mostre benefícios que você fez pela cidade, suas ideias para novas propostas e coisas do tipo. (Se conseguir segmentar conteúdos por regiões, é melhor ainda)

Quando for falar de segurança pública, direcione conteúdos para quem vai se interessar pela pauta. Policiais e familiares de policiais, por exemplo.

Conteúdos ligados à sua ideologia devem chegar em quem tem ideias compatíveis com a sua. Procure por conservadores.

O que você vai fazer pela igreja evangélica? Mostre isso aos evangélicos e construa um relacionamento com os fiéis e, principalmente, com lideranças dessa religião.

Como trabalhar os conteúdos?

Na construção de reputação no marketing político, o conteúdo é tudo que seja ligado ao político e tenha sido produzido por ele ou sua equipe. Postagens informativas nas redes sociais e nas listas de transmissão segmentadas, escrita de artigos para site próprio do político ou mídias especializadas, vídeos no YouTube falando sobre determinado assunto, etc.

Não interessa quais os canais de comunicação você vai usar e qual tipo de conteúdo (vídeo, imagem, texto, etc) vai ser divulgado. O que importa é que tudo isso esteja em sinergia com a estratégia traçada para conseguir a construção de reputação.

Se atente ao público que você vai estar falando. A narrativa para falar com conservadores, por exemplo, é diferente da usada para falar com pessoas que se interessam por segurança pública (por mais que essa pauta seja bastante presente nesse espectro ideológico)

Outro ponto importante é sempre manter um relacionamento próximo com pessoas influentes dentro de uma temática. Por exemplo, no tema da educação, pensar em fazer lives com professores universitários e entidades estudantis.

Se você quer trabalhar a comunicação em uma região específica, falar com líderes de bairro pode ser uma boa.

O foco sendo em uma ideologia, é necessário identificar influenciadores que representam essa ideologia e manter um relacionamento.

Quanto mais a mensagem que o político deseja passar para o público for trabalhada com autoridade, segmentação e entrega de conteúdos qualificados, maior vai ser a sua construção de reputação.

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Imagem de capa: créditos by Vecteezy

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