A gente sabe que para a maioria dos políticos, a tentação de ganhar muitos seguidores de forma rápida é algo irresistível. São poucos os que se preocupam com a qualidade da comunicação e da própria atuação parlamentar de forma a ter um crescimento real, verdadeiro e consistente. Até mesmo porque os resultados de um bom trabalho costumam vir de um jeito um pouco mais devagar. E aí, vem a tentação de pegar um atalho, mas comprar seguidores para redes sociais vale a pena?
A compra de seguidores é uma má ideia
Lançar mão de automação para simplesmente ganhar números não traz absolutamente nenhum resultado positivo. A totalidade dos perfis que você ganha como seguidores são falsos, não representam pessoas verdadeiras. Você está simplesmente trocando um trabalho sério que vai atrair eleitores de verdade por um gasto financeiro que traz apenas números. Em resumo, você está pagando para alimentar uma vaidade pessoal.
Nenhum eleitor se preocupa com quantas pessoas seguem um político. Ninguém leva isso em consideração na hora de decidir um voto. Enquanto político ou gestor de comunicação política, você precisa ter em mente que aquela máxima de qualidade é melhor que quantidade ainda é a melhor saída para o sucesso do seu trabalho nas redes. Porque vai trazer resultados reais, palpáveis e você vai ter certeza de que está conversando com potenciais eleitores.
Leia mais: Entenda a importância da estratégia na comunicação política
Os riscos de comprar seguidores para redes sociais
Redes sociais, principalmente as ligadas ao Meta (antigo Facebook), não são uma “terra sem leis”. Falando especificamente do Instagram, que é onde a maioria dos políticos decide comprar seguidores, a atenção da empresa é ainda maior diante de tudo o que já vem sendo discutido sobre redes sociais, política e eleições. O “menor” dos seus problemas pode ser a derrubada pesada do alcance das suas publicações (acredite, de menor isso não tem nada). Em última instância, corre-se o risco de ter o perfil banido da rede. Isso mesmo! Você pode ser banido, excluído!
Por outro lado, a partir do momento que você começa a comprar seguidores, você zera a possibilidade de controlar os seus números reais. Em outras palavras, a avaliação das métricas, daquilo que dá certo e do que não funciona fica comprometida. A gestão passa a navegar no escuro.
Vale a pena comprar seguidores para redes sociais?
Acho que já ficou bem claro que não, certo?
Os perfis políticos de maior alcance real, com muitos seguidores, tiveram um processo de construção que passou pela aplicação de uma boa estratégia. É assim que você tem resultados e conversa pra valer com seu público. Se isso ainda não tem convenceu, pesquise alguns influenciadores ou famosos com milhões de seguidores e que, ao entrar na política, derraparam pesado nas urnas e tiveram votações pífias. Entenda que número de seguidores não significa número de votos.
Agora se você quer alimentar sua vaidade de ostentar um número alto de seguidores, mesmo à custa de perfis falsos, a escolha é sua, mas como diz o ditado: nem sempre o caminho mais curto é o melhor.