Essa pergunta pode parecer uma pegadinha, mas é muito séria. Tem certeza de que você sabe responder comentários nas redes sociais? Ou melhor, você responde mesmo os comentários ou só seleciona alguns? E essas respostas estão sendo dadas de uma forma que traga bons frutos?

Embora pareça algo que qualquer pessoa saiba fazer, afinal estamos falando da sua rede social, responder comentários em perfis políticos exige paciência, jogo de cintura e uma boa dose de estratégia. Sim, ela de novo, a estratégia!

A construção de uma relação entre políticos e seus seguidores nas redes sociais passa obrigatoriamente por aquilo que chamamos de gestão de respostas. Ou seja, a forma como você ou sua assessoria vão responder a tudo, ou pelo menos à maioria, dos comentários que recebe nas postagens. E responder de um jeito que gere resultados, fidelize, deixe o seguidor satisfeito ou que ele perceba que foi lido, foi “ouvido”.

Infelizmente a grande maioria dos perfis políticos ignora uma boa gestão de respostas ou se atém a responder apenas aquilo que convém em determinados momentos. Ou pior, existem perfis que não respondem nada. É como se o político estivesse num pedestal, inacessível. E sabemos que não existe mais espaço para esse tipo de político hoje em dia.

Como lidar com as críticas?

Normalmente os políticos dão total atenção às críticas. E há duas reações mais comuns: responder correndo, às vezes de forma até grossa, ou dar um jeito de deletar o comentário. Na agência, já passei pelo caso de um vereador que mandava bloquear o perfil de qualquer pessoa que fizesse uma crítica a ele.

Se você não sabe lidar com críticas, não seja político, meu amigo!

E uma observação… Aqui estou falando de críticas, reclamações, comentários que têm total condição de receber uma resposta, esclarecimento ou prestação de contas. É bem diferente do tal hater, aquele que fala por falar, geralmente em busca de confusão. Esse sim, deve ser ignorado.

Pois bem, críticas nem sempre significam que a pessoa que as fez está contra você. Às vezes há casos de desinformação, de reclamação por uma situação específica ou até mesmo um desabafo causado por revolta com a classe política como um todo.

Todas as críticas nesse sentido merecem respostas bem elaboradas, explicativas, o mais didáticas possíveis e educadas.

Esclareça, mande um link do seu site onde tenham mais informações, coloque seu gabinete à disposição, convide-a para te enviar um WhatsApp e entrar para sua lista de transmissão e, se possível, até encontre a solução para o problema apresentado. Cidades pequenas é mais fácil para um vereador atender a uma demanda e “fazer um eleitor feliz”.

Críticas pesadas ou com acusações, se necessário for, merecem também receber uma boa resposta. Sempre no tom da educação e com explicações. Nunca caia no jogo da provocação ou transforme a parte de comentários do seu perfil em um bate-boca.

Outra observação… Sua família não precisa ter acesso ao seu perfil parlamentar. Em outras palavras, cônjuges, filhos, pais etc. têm forte tendência a agir por impulso e estragar toda uma estratégia de comunicação. Guarde o mantra: para cuidar da comunicação, apenas pessoas formadas em comunicação!

Saiba Mais: Dicas de como responder comentários nas redes sociais

Como lidar com os elogios?

Achou estranha essa pergunta? Se você raciocinar bem, vai perceber que a maioria dos perfis políticos costuma ignorar na lata os comentários que contém elogios.

Da mesma forma que a crítica gera uma vontade incontrolável do político de responder logo meio que “para dar o troco”, o elogio costuma passar batido. Até mesmo as equipes de comunicação não costumam perder tempo com isso. Ops, perder tempo?

Elogio é mais importante de ser respondido do que a crítica!

Pense que uma pessoa, talvez alguém que tenha votado em você, perdeu minutos do seu tempo no Facebook para escrever um elogio a uma atitude, projeto de lei ou ação sua. Tem certeza de que essa pessoa não merece seu agradecimento enquanto a outra que criticou merece uma resposta rápida? Faz sentido isso?

O grande professor e mestre do marketing político, Marcelo Vitorino, costuma dar um ótimo exemplo em suas aulas que vou reproduzir mais ou menos aqui:

Imagine que você está passando pela rua e alguém te cumprimenta “oi, deputado”. Você ignora essa pessoa. Mais adiante, outra pessoa manda um “deputado, tudo bem com o senhor?”. Novamente, você ignora. Daqui a pouco, um sujeito grita “ô deputado safado, sem vergonha”. E aí, você sai do silêncio e vai até ele para conversar, responder, argumentar.

Parece loucura, não? Pois é mais ou menos isso que, talvez, você esteja fazendo nas suas redes sociais.

Dito tudo isso, volto à pergunta:

Você sabe responder comentários nas redes sociais?

Conseguiu perceber que a resposta para essa pergunta não é tão simples quanto parece?

É preciso uma boa equipe, bem treinada, para fazer gestão de respostas. E é preciso ter isso como um dos pontos mais importantes da sua comunicação nas redes sociais.

Responder comentários significa fortalecer relações que, lá na frente, vão assegurar votos ou garantir novos. Significa que você respeita os eleitores, e isso faz uma grande diferença. Acredite, as pessoas percebem e sentem-se valorizadas quando recebem uma resposta.

Se você não tem uma equipe que possa se dedicar a responder comentários, busque uma agência de marketing político que preste esse serviço ou contrate um treinamento especial para Gestão de Respostas. Mas não deixe de fazer.

Todo comentário precisa ser respondido!

Jefferson Rodrigues

Jefferson Rodrigues

Co-founder Agência Ethos. Jornalista, estrategista político e consultor em marketing político. Atuou na editoria de política do jornal O Tempo e na assessoria de imprensa da Prefeitura de Juiz de Fora. Em eleições, tem no currículo a estratégia e a coordenação geral de campanhas de prefeitos, vereadores e deputados em MG, SP, RJ e BA; além de ter atuado em equipes de campanhas para governo e senado em Minas Gerais.

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