Após as eleições, é bastante comum no Brasil, principalmente entre vereadores, o abandono de todo o trabalho de comunicação e presença digital feitos durante a campanha. A tendência é voltar a se preocupar com o eleitor e a prestação de contas do mandato somente às vésperas da próxima eleição. E olha que há inúmeros exemplos de práticas bem sucedidas de comunicação ao longo de um mandato, mesmo assim ainda há exceções em número chamativo. Neste texto, buscamos, então, responder a pergunta: comunicação para mandato, por que investir?
O ponto que você, político detentor de mandato ou assessorias, precisam assimilar é que marketing político ao longo de todo o mandato é um investimento indispensável para minimamente garantir uma tranquilidade na disputa da reeleição ou de outros pleitos. Sem contar, logicamente, a facilidade para se manter em contato com os eleitores. Trata-se, em última instância (ou ponto-chave), de respeito com aqueles que votaram em você e que podem se tornar os defensores do seu trabalho.
Uma comunicação de mandato eficiente precisa começar junto com a posse, tanto no Executivo quanto no Legislativo. Ela permite não só trabalhar a sua atuação política junto aos eleitores como também identificar falhas, lacunas ou questões que precisem de mais atenção ou mudança de rumos. Em bom português, comunicação de mandato não é post em rede social, mas sim estratégia e inteligência voltadas para o sucesso do seu trabalho.
Saiba mais: Erros comuns na comunicação para mandato
O eleitor conectado
Não é nenhuma novidade que as pessoas estão online e têm nas redes sociais e nos canais como o WhatsApp a sua fonte de informação, debate ou possibilidade de interação. Sendo assim, a pergunta que não quer calar é: o que leva um vereador recém-eleito, por exemplo, a abrir mão de um trabalho de comunicação para falar com essas pessoas? Qual a justificativa para “fugir” desse ambiente onde todos estão?
Existem inúmeras estratégias a serem aplicadas nos mais variados canais (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, WhatsApp, Tik Tok, etc.) para se manter sempre próximo das pessoas, atingir novos públicos, fazer prestação de contas ou realizar pesquisas periódicas para entender como as pessoas estão reagindo à sua atuação ou até mesmo se elas sabem ou se lembram que você é um político com mandato. Tudo isso sem esquecer que redes sociais não são palanques nem foram criadas para isso. Ali é um local de interação. De aproximação. De construção ou reforço de ideias, projetos e reputações.
Político que corta seus canais de comunicação e não trabalha com uma boa estratégia, baseada em informações, tem forte tendência a perder a eleição seguinte. Com certeza você tem bons exemplos disso aí na sua cidade.
Comunicação para mandato, por que investir? Justamente por isso, é um investimento, não um gasto. Ela é a responsável por fortalecer o seu trabalho junto às pessoas e permitir que o seu futuro eleitoral seja um pouco mais tranquilo do que se você se trancar em um gabinete.
Se você saiu vitorioso nas eleições, não deixe de investir em uma boa comunicação, dando preferência para profissionais que entendam do tripé: política-comunicação-redes sociais.
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