Você ou seu assessorado foi eleito para o legislativo municipal e agora está com dúvidas sobre como organizar um bom marketing para vereador? Nós vamos te ajudar!

Criamos este conteúdo para explicar como funciona o marketing político para vereador e como isso pode ser aplicado de forma eficaz em uma comunicação de mandato, então, confira as orientações:

Marketing para vereador: os primeiros passos.

O princípio de toda campanha de marketing digital, seja ela política ou não, deve ser pautado pelo planejamento.

Ou seja: é essencial traçar uma estratégia de comunicação antes de partir para a execução.

Em uma comunicação de mandato para vereador, o cenário ideal é o em que a equipe de marketing consiga fazer um diagnóstico completo para entender o perfil do candidato eleito e saber quais foram os fatores que resultaram em sua eleição.

Para isso, algumas perguntas básicas devem ser respondidas, entre elas:

– O vereador teve uma boa votação em quais regiões da cidade? 

– Em qual faixa etária se concentra a maioria de seus eleitores?

– Qual tema abordado na campanha foi peça-chave no resultado da eleição?

– A campanha se baseou em alguma ideologia?

Esse tipo de análise é fundamental. Não dá para pautar um planejamento de comunicação a partir apenas de impressões sobre a eleição e o que fez o vereador ser eleito. É preciso se debruçar sobre dados e estudar os fatores que resultaram num resultado positivo nas urnas.

O mesmo vale para vereadores que não foram eleitos e querem entender onde erraram para, nas próximas eleições, conseguirem evoluir na quantidade de votos recebidos.

Feito o diagnóstico, a próxima etapa é definir quais serão as diretrizes do plano de marketing para o vereador.

Usando os dados que foram colhidos, podemos definir qual público devemos priorizar na comunicação, quais as formas de chegar até esse público, qual tema deve ser abordado, entre outros fatores.

É claro que também deve ser levado em conta os objetivos políticos do candidato eleito e seus planos para o futuro.

Por exemplo, ele vai tentar a reeleição? Se sim, como podemos manter a base que o elegeu? O que fazer para “furar a bolha” e atrair novos eleitores?

Ele almeja disputar um outro cargo? Então, deve-se pensar em como começar a direcionar a comunicação para este objetivo.

Só depois de tudo isso muito bem definido, devemos partir para a execução.

Como se comunicar no marketing político para vereador?

Quando falamos de se comunicar, não é apenas realizar trabalho de assessoria de imprensa, criando releases e informando sobre as realizações do mandato de uma maneira geral.

Tampouco fazer uma gestão de redes sociais usando só “artes bonitinhas” ou fotos bem feitas, sem nenhum tipo de conteúdo e estratégia por trás.

O marketing para vereador pode e deve ser feito utilizando todas as ferramentas que a internet oferece.

E isso implica em criar uma comunicação mais direta com as pessoas, e não apenas transformar as redes sociais do político num espaço para despejar fragmentos de releases.

– Pense nas postagens. Crie histórias através delas. Cative seus seguidores.

– Nunca deixe de responder os comentários nas páginas.

– Invista na comunicação direta e segmentada através de uma lista de transmissão do WhatsApp, por exemplo.

– Não seja formal o tempo todo. Trate assuntos sérios com seriedade mas saiba os momentos e postagens em que possa ser mais descontraído.

Saiba Mais: como fazer a captação de contatos para uso político

Dentro do que foi definido pela estratégia, avalie em quais redes sociais o perfil do vereador se encaixa e qual o público ele vai atingir em cada uma delas. Lembre-se: não é porque uma rede social está em evidência que você precisa utilizá-la. Nem todo político combina com a dinâmica do Tik Tok, por exemplo. Escolha com sabedoria onde trabalhar a imagem do vereador.

As dicas exemplificadas neste texto foram pensadas para você entender o básico do que deve ser feito no marketing político para vereador. Nosso objetivo é desmistificar a ideia de que esse tipo de comunicação pode ser feita apenas através de impressões e empirismo.

É preciso estudar, criar uma estratégia e saber como executar isso na prática.

Se quiser saber mais sobre marketing político, acesse nossos outros conteúdos disponíveis no blog.

Caso se interesse por uma consultoria que envolva a criação de um diagnóstico detalhado, análise de dados e criação de estratégia, entre em contato conosco: http://bit.ly/whatsethos

Leave a Reply