No país das maravilhas em que muitos políticos vivem, assim que se ganha uma eleição tem início um período de quatro anos para desfrutar do mandato. Há trabalho, mas muito pouca preocupação em mostrar isso para as pessoas ou ouvir o que elas estão pensando. A maioria ignora estratégias de comunicação ou mesmo que é importante fazer pesquisa depois de ser eleito, ao longo do mandato.

É dessa forma que, às vezes, um vereador é eleito, faz um excelente trabalho, mas perde a eleição seguinte. Quando vamos analisar com calma percebemos que a comunicação não existia, que o público-alvo não sabia nada sobre o mandato e que muitas pautas defendidas eram o oposto do que o eleitorado queria.

Informação e dados são fundamentais em qualquer projeto de comunicação política!

Se ao longo das campanhas e pré-campanhas inúmeras pesquisas são realizadas para medir o comportamento do eleitor, por que o mesmo não acontece durante o mandato? O que impede o político de ouvir sua base?

Pesquisas direcionam a atuação parlamentar

Os políticos em geral precisam enxergar “folha da bolha” em que costumam viver e direcionar os seus mandatos. A bolha, como sabemos, vai refletir sempre o que ele quer, mostrando aquele país das maravilhas em que tudo está lindo e sem erros.

Mas é observando o comportamento da sociedade como um todo que um político pode direcionar sua atuação parlamentar para estar em consonância com o que as pessoas querem. Claro, não todas, mas pelo menos a base que o elegeu. Além de pode ampliar essa base dependendo dos resultados obtidos.

A pesquisa serve para medir opinião sobre temas que estão na pauta da sociedade, conhecer problemas que possam estar passando despercebidos pelo poder público em geral ou mesmo para ter um diagnóstico de como as pessoas estão avaliando a sua atuação.

Quanto mais informação, melhores são as suas chances de atuar bem!

Para citar um exemplo vivido na Agência Ethos…

Atendemos um parlamentar cuja base eleitoral, de uma determinada região da cidade, passou pelo processo natural de renovação de faixas etárias. O problema é que ele não se mostrou para essas novas pessoas como o representante daquela região. Ou seja, os moradores mais novos não o enxergavam como “o nosso vereador”. E como descobrimos isso? Através de pesquisa realizada no bairro.

É importante fazer pesquisa depois de eleito!

Só assim você vai conseguir acompanhar os humores das pessoas e dar respostas satisfatórias aos anseios do eleitorado.

A pesquisa vai contribuir na definição da estratégia, do discurso, dos posicionamentos e na correção de rumos. Ela vai te ajudar a se manter próximo da sua base e até mesmo ampliá-la.

E você não precisa contratar institutos de pesquisa a todo momento. Uma boa equipe de comunicação ou agência de marketing político vão saber utilizar landing pages, formulários do Google ou sites próprios para realização de pesquisas.

O importante é você ter em mente que precisa ouvir as pessoas ao longo de todo o mandato.

Precisa de uma consultoria para realizar pesquisas para o seu mandato? Fale com a gente: http://bit.ly/whatsethos

Jefferson Rodrigues

Jefferson Rodrigues

Co-founder Agência Ethos. Jornalista, estrategista político e consultor em marketing político. Atuou na editoria de política do jornal O Tempo e na assessoria de imprensa da Prefeitura de Juiz de Fora. Em eleições, tem no currículo a estratégia e a coordenação geral de campanhas de prefeitos, vereadores e deputados em MG, SP, RJ e BA; além de ter atuado em equipes de campanhas para governo e senado em Minas Gerais.

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