Circula uma lenda urbana de que ninguém mais lê e-mail. Aliás, diversos influenciadores de marketing digital abominam o uso de e-mail e defendem suas técnicas milagrosas focadas unicamente nas redes sociais. E-mail marketing em campanha política, então, nem se fala mais.

Só que existe sim uma boa parcela da população que ainda consome e lê e-mails. O ponto-chave é que para um e-mail ser lido ele precisa interessar ao destinatário, ter um “assunto” que chame a atenção.

Porém, dentro da banalização dos processos de comunicação, muita gente passou a enviar e-mails de forma indiscriminada e lotar as pessoas de materiais inúteis ou SPAM.

É por isso que muitos e-mails realmente não são mais lidos. Mas sabendo fazer, dentro de um objetivo claro, o e-mail marketing funciona sim!

E-mail marketing em campanha política vale a pena?

Vale muito a pena quando se tem estratégia de uso. Principalmente para comunicação com nichos ou segmentos do eleitorado.

Se você possui um banco de e-mails bem cadastrados durante a sua pré-campanha, por exemplo, algumas ações estratégicas da campanha podem ser divulgadas pelo e-mail marketing. Quer alguns exemplos?

Lançamento de candidatura com exposição de motivos e justificativas

Pedido de contribuição para vaquinha virtual

Resumo, com links para o site, do programa de governo

Chamada de mobilização para o voto próximo da eleição

Combate de boatos ou Fake News

E se você atuar ou tiver pautas específicas, você pode enviar e-mails especiais com um conteúdo temático somente para aqueles públicos. É semelhante ao que você faz numa lista de transmissão do WhatsApp.

O e-mail, bem elaborado, permite a criação de uma narrativa especial para aquele tema ou assunto. E com tudo bem feito, você consegue atingir o público com eficiência.

Como montar um banco de e-mails?

Se você possui um site (e se não possui, leia esse texto aqui), certamente ele tem uma área de contato para receber mensagens das pessoas. Deixe sempre um campo para que seja informado o e-mail do eleitor.

Outra forma é a partir da segmentação via landing page. Por elas serem temáticas, você sempre vai tentar capturar contatos de WhatsApp. E se você deixa um campo para as pessoas preencherem com o telefone, porque não deixar o campo do e-mail também?

Saiba mais: Por que usar landing page em política?

Pense: se alguém cadastrar o seu e-mail na página de um político, essa pessoa espera receber e-mail. Certo?

O e-mail marketing serve para qualquer campanha?

Não. Dentro de um planejamento de comunicação para uma campanha eleitoral a utilidade do e-mail marketing será identificada pela equipe.

Mas podemos te adiantar o seguinte: e-mail marketing é útil em cidades com mais de 200 mil eleitores. Cidades pequenas, esqueça! Só vale o esforço se você tiver uma boa equipe de comunicação com disponibilidade para isso.

Ah, mas lembre-se que se vale para a campanha eleitoral, vale também para o exercício do mandato. Portanto, estratégias de e-mail marketing como prestação de contas de mandato, por exemplo, também são válidas!

Tem dúvidas? Fale com a gente: http://bit.ly/whatsethos 

Leave a Reply