Aparecer na primeira página do Google é um dos principais e mais difíceis objetivos para quem tem um site ou promove uma campanha de marketing digital.
Na política, conseguir este destaque no principal buscador da internet também não é tarefa fácil, até porque muitos políticos ainda não entenderam a importância de ter um site. Mas é possível sim estar entre os primeiros do Google de forma positiva através de uma boa estratégia.
Como aparecer na primeira página do Google?
O sistema de indexação de informações pelo Google funciona através de um elemento chamado SEO (Search Engine Optimization), que é uma forma automatizada que o buscador encontra de fazer com que os conteúdos mais relevantes para o usuário apareçam primeiro.
O Google quer que as pessoas que acessam o seu buscador consigam encontrar o que desejam o mais rápido possível e que saiam satisfeitas com o resultado. É por isso que o site estabeleceu uma hierarquia através de relevância de conteúdo.
A importância do conteúdo
O site de um político ou candidato deve ter materiais relevantes e robustos sobre sua carreira. A trajetória pessoal deve ser toda contada, de preferência com fotos e vídeos que ilustrem esses momentos.
Tudo o que ele fez de importante dentro da política também deve ser explicado em uma sessão própria para este tipo de conteúdo. Também, preferencialmente, muito bem ilustrado.
Conteúdos atuais também são importantes. Colocar notícias sobre ações do mandato e artigos de opinião sobre alguns temas de destaque dentro de sua estratégia de comunicação são bem vindos.
O Google entende quando um site tem materiais completos sobre determinado tema. Dessa forma, se um usuário pesquisar pelo nome do político ou candidato na plataforma, o Google vai entender que o site que melhor atende as necessidades de busca do usuário é o site que tem mais conteúdos sobre o tema. Ou seja, o seu próprio site tem mais chances de atender a isso e com uma vantagem: a narrativa é construída por você mesmo!
Saiba mais: qual a importância de ter um site na política?
O uso das palavras-chave
Toda pesquisa feita no buscador do Google se dá através de palavras-chave. Na política, o raciocínio é o mesmo.
Portanto, ter um site com o nome do político ou candidato e conteúdos dentro dele que reforcem esse nome, é uma forma de dizer ao Google que aquele é o melhor lugar para o usuário encontrar o que procura.
Dica: se o político tem apelidos conhecidos, também vale pensar em estratégias para alcançar pessoas que pesquisam por esses apelidos ao invés do nome.
Outra forma de alcançar a primeira página através de palavras-chave é por temas. Não se atenha apenas ao nome do político. Se algum assunto é importante em sua região, produza artigos sobre o tema usando a palavra-chave específica.
Exemplo: se a construção de um hospital público em uma cidade é um assunto relevante na campanha eleitoral, produza conteúdos diversificados sobre isso usando a palavra-chave: “hospital público + nome da cidade”.
Assim, se um usuário quiser saber sobre o tema, pode cair exatamente na página de um candidato que está falando sobre a importância daquilo!
Outra forma de produzir esse tipo de conteúdo voltado para temas é através de landing pages, e nós falamos mais sobre isso neste texto aqui: por que usar landing page em política?
As conexões dos links
O mecanismo de SEO também entende que para aparecer na primeira página do Google é necessário referências.
Por exemplo, se você está em dúvidas em qual restaurante ir comer, pode acabar optando por aquele em que você ouviu mais referências positivas de pessoas nas quais você confia, certo?
O Google pensa do mesmo jeito.
Se você produz um artigo de opinião, no seu site, falando sobre a necessidade da construção de um hospital público em determinada cidade e esse conteúdo é tão bom que é usado como referência em outro site que está falando sobre o mesmo tema, o Google entende que o seu site é relevante.
Da mesma forma que é agradável ao buscador que materiais produzidos no seu site sejam referências em outro site, ele também gosta que você identifique outros materiais, de outros sites, que possam ser interessantes ao usuário.
Por exemplo, nesse mesmo artigo sobre o hospital, você pode colocar um link que dê acesso a um portal de notícias que também escreveu sobre o assunto. Referenciar um outro site dá credibilidade ao seu conteúdo faz com que o Google assimile que o seu material também é de credibilidade. Além de fazer com que o usuário tenha informações adicionais sobre aquilo que ele está procurando.
Alcançar a primeira página do Google não é tarefa fácil e são muitos os detalhes que acabam fazendo a diferença no resultado final. Portanto, é fundamental que o site de um político ou candidato seja criado o quanto antes.
Quanto mais próximo das eleições, mais difícil vai ser para o Google indexar o conteúdo e colocar o site na primeira página. Comece cedo!
Ah, e uma dica final: crie seu site com empresas ou profissionais que trabalham com ou entendam de política. Há macetes e detalhes que só quem está acostumado com o mundo político vai saber colocar no desenvolvimento de um site.
Quer mais informações? Fale com a gente: http://bit.ly/whatsethos