O Twitter é uma rede social dinâmica e de fácil utilização. Quando foi lançado, o Twitter criou uma grande popularidade em pouco tempo, mas, logo depois, caiu em desuso, ficando restrito a nichos específicos. Agora, essa rede social está retomando um certo protagonismo nas redes. E aí vem o questionamento: políticos precisam ter um perfil no Twitter? Neste texto explicamos um pouco do que você precisa saber sobre o uso do Twitter na política.

Quem está no Twitter?

Antes de falarmos sobre como usar o Twitter na política, precisamos entender o perfil predominante nessa rede social.

A própria plataforma divulgou uma pesquisa contando mais detalhes sobre seus usuários. Confira abaixo:

De acordo com esses dados, podemos ver que o usuário do Twitter é, em sua maioria, homem, jovem, vivendo algum tipo de relacionamento e com renda entre média e alta.

A partir disso, podemos ter uma ideia do tipo de comunicação que deve ser feita pensando para quem queremos comunicar quando usamos o Twitter na política.

É claro que esses dados não levam em conta as peculiaridades de cada perfil. Há perfis que podem ter uma predominância de seguidores com características diferentes da maioria dos usuários da rede. Por isso, é essencial também fazer um levantamento para identificar o público-alvo do perfil que vai ser trabalhado.

Por que usar o Twitter na política?

O Twitter é o espaço na internet onde a informação chega primeiro. Seu sistema de atualização constante dos tweets faz com que ela seja uma rede social muito mais rápida do que as outras.

Essa agilidade é acentuada pela limitação de caracteres que, ao invés de ser um empecilho, acaba sendo uma ótima forma de transmitir uma ideia de um jeito rápido e direto.

Dessa forma, quando ocorre um fato de grandes proporções, por exemplo, é natural que as pessoas recorram ao Twitter para descobrir mais informações e optem por confiar mais no que está sendo dito por perfis de autoridades, como famosos, a imprensa ou políticos.

Outra característica importante para a dinâmica dessa rede social é o uso das hashtags. O Twitter usa esse sistema para evidenciar aos seus usuários quais os temas estão sendo mais comentados ao longo do dia. Através de uma filtragem, podemos ver quais os assuntos mais falados em qualquer região do Brasil e do mundo.

Levando isso em conta, podemos enxergar que é importante para o político ter um perfil no Twitter. O fato de muitas pessoas aproveitarem a lógica dessa rede social para se manterem atualizadas é um atrativo.

A partir da identificação do que está sendo falado no Twitter, cabe à equipe de comunicação pensar se vale a pena ou não o político entrar no assunto. Quais os possíveis benefícios e malefícios que emitir uma opinião sobre determinado tema terá na imagem do político.

Todo político precisa ter um perfil no Twitter?

Assim como quase todos os meios de comunicação usados em uma campanha ou mandato, tudo depende.

É necessário uma avaliação do perfil do político e de seu eleitorado. Ele tem perfil para participar da dinâmica dessa rede? Seus eleitores estão lá?

Vimos que o Twitter é uma rede predominantemente jovem, então pode não fazer muito sentido para alguns políticos tentar se comunicar por lá.

Outro fator importante a se ter em mente é o de que o Twitter é uma rede social muito voltada para o aspecto nacional.

O que acaba sendo relevante lá são assuntos debatidos nacionalmente ou então em cidades grandes.

Se você é um vereador de uma cidade pequena, por exemplo, não faz muito sentido querer discutir temas do município por lá. Não vai ter público.

Quando as pessoas querem saber sobre assuntos relacionados a suas determinadas cidades, a procura é sempre através do Facebook, Instagram e, principalmente, WhatsApp.

Isso acontece porque essas redes sociais são muito mais pessoais e regionalizadas do que o Twitter.

Então, cabe uma avaliação dos prós e contras do político ter um perfil nesse site antes de decidir.

Saiba mais: Como usar o YouTube na política?

O que você precisa saber sobre uso do Twitter na política?

Se você identificou que o seu público está sim no Twitter e, para a lógica da sua cidade ou estado, faz sentido estar presente nessa rede social, nós vamos mostrar alguns exemplos de como utilizar o Twitter na política.

Discutir ou opinar sobre temas relevantes

O Twitter é um espaço de debate intenso. Assuntos comentados nacionalmente ganham grande repercussão e essa pode ser uma boa hora para um político expor suas ideias e se posicionar no xadrez político.

Anúncios ou comunicados

Pela rapidez que o Twitter tem em entregar conteúdos dentro daquele limite de caracteres, muitos políticos optam por colocar falas estratégicas na rede.

Essa manobra foi bastante utilizada pelos últimos presidentes americanos: Barack Obama e Donald Trump. Este último, inclusive, teve o Twitter como principal meio de comunicação durante seu mandato.

Eleito em 2020, Joe Biden parece que vai seguir a mesma linha de seus antecessores quando o assunto é Twitter. É claro que cada um dentro de uma linha de estratégia de comunicação diferente.

Reprodução de conteúdo midiático

Uma ferramenta bastante usada no Twitter é o “retweet”, uma opção que a plataforma dá para que o seu perfil replique algum conteúdo postado em outro perfil da mesma rede.

A partir disso, o político pode retweetar notícias envolvendo seu nome, por exemplo.

Ou então, aproveitando toda a dinâmica que a rede proporciona, colocar um vídeo de uma entrevista, por exemplo:

Esse exemplo do que foi feito pelo Rodrigo Maia funciona no Twitter porque quem está nessa rede social e segue o parlamentar já espera esse tipo de conteúdo. Já no Instagram, por exemplo, colocar um vídeo de uma entrevista não faria sentido por se tratar de uma rede mais pessoal.

Muitas pessoas usam o Twitter para se informar, então vale procurar explorar isso!


Imagem de capa: créditos by Harryarts / Freepik

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