Uma das perguntas que mais recebemos quando falamos em YouTube em conversas de consultoria é justamente: como usar o YouTube na política?

É fato que há pouco uso do YouTube na política. Não são muitos os políticos que produzem conteúdo nessa rede social, afinal, o YouTube sempre foi visto como uma rede voltada exclusivamente ao entretenimento. Isso acaba afastando a ideia de se ter um canal para falar sobre realizações do mandato, mostrar ações de uma campanha ou expor pontos de vista sobre determinados assuntos.

Mas o que um político deve buscar ao criar um canal e produzir vídeos para o YouTube? 

  • Likes, número de inscrições e monetização do canal?

                                       ou

  • Estratégia e posicionamento de imagem?

Qual o seu objetivo ao criar um canal político no YouTube?

Se as suas metas forem as três primeiras: likes, número de inscritos e monetização, realmente fica complicado fazer sucesso como político nessa rede social, já que os tipos de conteúdos mais acessados nela, são esses:

Em termos de likes e visualizações, fica complicado para um político competir com vídeos de animais e fofocas de celebridades, não é mesmo?

Contudo, há sim políticos, hoje, que conseguem excelentes números de views, chegando a figurar entre os vídeos mais assistidos do site. Mas a grande maioria deles fez o processo inverso. Eles primeiro produziam conteúdos para o YouTube, ficaram famosos e aí sim foram decidiram se candidatar a um cargo público. São os chamados políticos influencers, como o Deputado Arthur do Val, em São Paulo, e o Vereador Gabriel Monteiro, no Rio de Janeiro, para citar apenas dois exemplos.

Antes de entrar na política, esses dois exemplos tinham o YouTube como uma carreira profissional. Ou seja, eles precisavam focar no objetivo de ter um maior número de inscritos e visualizações.

Quando você, como político ou candidato, não tem a pretensão em fazer o estilo influencer, a meta deve ser outra.

Estratégia e posicionamento de imagem

Pense no seguinte cenário: você é um político em campanha. Um eleitor quer saber mais sobre quem você é. Conhecer seus valores, suas realizações e seus compromissos de mandato.

Ele faz pesquisas pela internet e te encontra no seu site, através do Google, e também te encontra nas redes sociais mais populares, como o Instagram e Facebook.

Apesar disso, ele é um tipo de usuário da internet que gosta de consumir vídeos pois assimila melhor esse tipo de conteúdo. 

Nas suas redes sociais há vídeos, mas, naquele mar de postagens, é difícil encontrar o vídeo específico que fale sobre o conteúdo que ele quer saber. Além disso, vídeos em redes sociais precisam ser curtos, bem objetivos. São de consumo rápido.

É aí que o YouTube entra.

O YouTube é uma rede para vídeos mais longos, em que temas e assuntos podem ser mais bem trabalhados e detalhados. Além disso, ele permite que você nomeie os vídeos e os separe por categorias. Dessa forma, fica muito mais fácil do eleitor encontrar o vídeo sobre o tema que ele está procurando no seu canal.

Neste exemplo acima, retirado do canal do Deputado Áureo Ribeiro, podemos ver as duas principais categorizações divididas por regiões: Brasília e Rio de Janeiro.

Para o eleitor que quer saber das realizações do Deputado, fica fácil encontrar esse conteúdo em seu canal do YouTube. Além de buscar direto no canal ele pode usar a barra de pesquisa por “nome do político + tema” e rapidamente chegar ao vídeo que deseja.

O YouTube também funciona para o político conseguir explicar assuntos mais complexos, que precisam de mais tempo para serem desenvolvidos. Se um tema de destaque no momento é a reforma da previdência, por exemplo, e se for importante para o candidato falar disso, gravar um vídeo bem explicativo referente ao seu posicionamento sobre o assunto é fundamental no seu projeto de comunicação.

E lembre-se: quais vídeos serão postados, sobre quais temas e quais as categorias serão criadas… Tudo depende da estratégia adotada pela equipe de comunicação na construção de imagem do político. O YouTube deve ser pensado para se alinhar ao conjunto da comunicação.

Outro fator importante para se ter em conta ao usar o YouTube é o posicionamento de imagem

Assim como o site, o YouTube é um espaço seu. Se um dos objetivos da criação de site na política é fazer com que o político apareça na primeira página do Google, no YouTube o raciocínio é o mesmo. 

Se você não tiver um canal no YouTube, quando o eleitor for pesquisar pelo seu nome nessa rede social, o que vai aparecer primeiro é o que os outros estão falando sobre você. E não o que você quer mostrar sobre você.

Vale lembrar que o YouTube é o segundo site de pesquisa mais popular da internet. Ficando atrás apenas do Google.

Neste outro exemplo acima, do Deputado Vinicius Poit, vemos que os primeiros resultados do YouTube na busca pelo nome dele são vídeos do seu próprio canal.

O YouTube na política deve ser pensado com atenção pois pode ser uma importante plataforma de comunicação. Portanto, veja qual a melhor forma de utilizá-lo em seu mandato ou campanha!

Então eu preciso usar o YouTube na política?

Depende. Apesar de ser uma ótima ferramenta, o YouTube pode não fazer sentido para políticos de cidades pequenas, onde há um índice de busca bastante limitado.

O cargo ocupado também deve ser levado em conta na hora de pensar em criar um canal. Para alguns vereadores, por exemplo, o YouTube pode não ser tão útil. Cidades com mais de 200 mil eleitores ou cargos como deputado estadual, federal e distrital certamente são valem o investimento no YouTube.

Ter ou não um canal no YouTube é uma decisão que precisa ser pensada pela equipe de comunicação. Essa equipe vai saber entender o contexto do mandato ou candidatura e avaliar os pontos positivos e negativos do político em questão ter um perfil nessa rede social.

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Fique ligado: O YouTube também pode ser usado como uma forma de atrair SEO para o site oficial de um político ou candidato. Então, uma dica é sempre linkar vídeos do YouTube com seu site.

Ainda não tem um site na política? Então esse texto aqui é para você: Por que ter um site na política?

E para saber mais sobre SEO, que é a forma que o Google utiliza para selecionar quem aparece em suas primeiras páginas de busca, acesse nosso conteúdo: Como aparecer na primeira página do Google?


Imagem de capa: créditos by Vecteezy

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