Muitos políticos são movidos pela vaidade e as redes sociais não escapam disso. Uma das maiores preocupações, pedidos ou exigências feitas concentram-se justamente em ter muitos likes nas postagens ou acumular seguidores nas redes. Não importa qualidade se o ego for afagado pela quantidade. O problema disso, contudo, é que número de curtidas não significa número de votos. Likes não votam!

Um projeto sério de comunicação política precisa focar em identificar os públicos certos para as pautas do parlamentar ou candidato e entregar material, conteúdo, para essas pessoas. Deve-se segmentar de forma obsessiva para uma distribuição correta e eficaz. Estabelecer conexão com os eleitores a partir dos temas que interessam a cada um. Isso dá resultado. Likes não!

Na lógica das redes sociais, principalmente no Instagram, há inúmeras pessoas que simplesmente saem curtindo coisas de forma aleatória. Sem ler ou prestar atenção. Em outro aspecto, é fácil obter número de seguidores a partir de “trapaças” online ou impulsionamentos malfeitos.

Quer um exemplo? Conheço uma empresa que patrocinava a página de uma pré-candidata a vereadora aqui de Juiz de Fora para o Brasil inteiro e com isso acumulava dezenas de novos seguidores por semana. Ela começou a ter mais seguidores de fora da cidade, mas satisfez a vaidade pelo “número”. Nas urnas o desastre veio com uma votação inexpressiva que sequer chegou perto da suplência.

Confira o exemplo abaixo ocorrido nas eleições 2020 em São Paulo:

Outra atitude bastante comum são os políticos que “obrigam” seus funcionários e pessoas próximas a curtir tudo que eles postam de forma a “ter mais curtidas”. Novamente temos o caso da satisfação da vaidade se sobrepondo à realidade. Cria-se uma cortina de fumaça em que as redes sociais são um sucesso estrondoso, mas quando as urnas são abertas o número de votos é decepcionante, frustrante e, às vezes, sequer garante a vitória.

Número de curtidas não significa número de votos

Essa máxima precisa ser não só repetida de forma exaustiva como transformada numa doutrinação para políticos Brasil a fora.

O segredo do sucesso de um projeto político passa por diversas variáveis, mas se formos falar de comunicação a partir das redes sociais temos que ter em mente que o processo é de médio a longo prazo. Exige trabalho e foco.

Número de likes precisa ser substituído pela ideia de gerar engajamento. Que vem a partir da produção de bons conteúdos, com storytelling, e que estejam adequados ao estilo de cada rede social. Não é postagem de arte. É estratégia com diversidade de formatos e que dialoguem com os interesses das pessoas.

O engajamento traz fidelização. Que lá na frente pode se transformar em votos.

Número de seguidores precisa ser trocado por qualidade na entrega de conteúdo. Que vem a partir da segmentação em que as pessoas da zona norte vão receber materiais relacionados com a zona norte; que a pauta da educação vai chegar para quem realmente se interessa por ela; ou que a defesa de temas liberais vai atingir públicos que se identificam com isso. Adianta falar de segurança pública para um grupo que só consome defesa da causa animal? Então…

Qualidade na entrega de conteúdo, a segmentação, estabelece boa comunicação. Que lá na frente pode se transformar em votos.

E os  likes e número de seguidores? Bom, me traga exemplos concretos de resultados e podemos conversar sobre eles. A não ser que você seja uma celebridade ou um influenciador de internet e use dessa reputação para entrar para a política. Mas aí já ficou claro que é outra história, ne?

Leia mais: por que a segmentação de conteúdo é importante no marketing político

Redes sociais precisam ser utilizadas de forma inteligente!

Se você é político e chegou até aqui na leitura desse texto, pare um pouquinho e reflita sobre tudo que falei. Você conseguiu entender e fazer a diferenciação?

Se sim, ótimo! Nós podemos conversar ou entendemos que você está preparado para correr atrás de formar uma boa equipe de comunicação.

Porque com uma boa comunicação, feita a partir de uma elaborada estratégia, o sucesso no número de seguidores e de likes virá de forma automática. Mas mais que isso. Você vai ter garantias de que está entregando o seu trabalho ou o seu projeto para as pessoas certas e estabelecendo relação com essas pessoas. E elas podem se transformar nas maiores propagadores ou defensoras do seu nome.

Basta saber usar as redes sociais de forma inteligente. Deixando de lado a vaidade ou as opiniões pouco produtivas de seus cônjuges ou filhos e focando em ouvir quem realmente entende de comunicação política!

Agora, se você vai continuar insistindo que precisa de muitos seguidores ou que suas postagens precisam ter centenas de likes “a toa”, esqueça o papo com a gente ou tenha em mente que sua equipe de comunicação vai trabalhar unicamente para satisfazer o seu ego.

Se você que está lendo esse texto atua ou pretende atuar em assessoria ou comunicação política, guarde esse texto e use-o à vontade como base para educar, convencer, explicar e fazer o seu cliente entender e permitir que você desenvolva com tranquilidade (e qualidade) o seu trabalho.

Se quiser mais informações, fale com a gente no Whats neste link: http://bit.ly/whatsethos ou receba materiais exclusivos fazendo parte do nosso Canal no Telegram: https://t.me/conteudopoliticoethos

Jefferson Rodrigues

Jefferson Rodrigues

Co-founder Agência Ethos. Jornalista, estrategista político e consultor em marketing político. Atuou na editoria de política do jornal O Tempo e na assessoria de imprensa da Prefeitura de Juiz de Fora. Em eleições, tem no currículo a estratégia e a coordenação geral de campanhas de prefeitos, vereadores e deputados em MG, SP, RJ e BA; além de ter atuado em equipes de campanhas para governo e senado em Minas Gerais.

Leave a Reply