Uma comunicação política eficaz é composta por um conjunto de ações que contribuem para a construção ou consolidação da reputação do parlamentar ou candidato. Contudo, se tivesse que destacar somente uma, eu concentraria meus esforços na distribuição segmentada de conteúdo. Afinal, no mundo hiper conectado em que vivemos, a segmentação de conteúdo no marketing político faz toda a diferença para o sucesso do projeto.

Grande parte da população brasileira está conectada através dos smartphones. Além disso, o consumo de informação e entretenimento está cada vez mais concentrado nas pequenas telas a partir das redes sociais e de aplicativos como o WhatsApp e o Telegram. Por fim, as pessoas já se acostumaram a acessar aquilo que lhes interessa na hora que querem. Quando não há interesse, basta ocultar, deixar de seguir ou simplesmente correr o dedo pela tela rumo ao conteúdo seguinte.

A partir dessa dinâmica, cabe a uma boa estratégia política entregar conteúdos específicos para públicos específicos. Ou seja, segmentar.

Pense comigo: fãs de cinema consomem materiais e informações relacionados à indústria cinematográfica, certo? Mas não necessariamente essas pessoas se interessam por informações ou dicas culinárias. Logo, na lógica das redes sociais, os assuntos de interesse é que vão prevalecer na entrega de conteúdo no feed de cada usuários.

Na comunicação política, a lógica é a mesma!

Os moradores da zona norte de uma cidade certamente não vão se interessar pelas melhorias realizadas na zona leste, por exemplo. O mesmo vale para cidades, no caso de um deputado.

É por isso que a segmentação faz toda a diferença. É preciso entregar para cada público, região ou cidade exatamente o que é relacionado com aquele local e/ou interesse. Assim há garantia de eficácia no consumo da informação.

Isso não significa que você deve mudar a forma de fazer as postagens nas suas redes sociais. Mas sim, de que é preciso implementar algumas outras estratégias na sua comunicação.

Como fazer segmentação de conteúdo no marketing político?

Existem várias possibilidades para segmentar as informações do seu mandato ou pré-campanha. Abaixo, vou listar algumas delas. Vamos lá?

1. Listas de transmissão no WhatsApp

A partir de uma boa base de contatos, que já são segmentados no momento da captação, você pode criar listas temáticas ou regionalizadas. Crie uma lista só para a Região Norte ou Bairro Imperial, por exemplo, ou seja mais específico e crie listas para Educação, Policiais Militares, Esportistas… O importante é que você defina o público-alvo e passe a alimentar essas listas com informações e materiais do seu mandato que tenham a ver ou sejam do interesse dessas pessoas ou segmentos.

Leia mais: Como usar a lista de transmissão de forma eficaz?

2. Landing Page

A landing page permite que você concentre informações de determinado assunto ou tema de forma bem objetiva e ainda colha a opinião dos visitantes sejam por intermédio de enquetes ou de formulários. É possível, inclusive, deixar um campo especial para novos visitantes se cadastrarem e deixarem seu contato (que será adicionado a uma lista de transmissão). A landing page bem elaborada vai ter o cuidado de ser bem trabalhada em seu SEO para um bom posicionamento no Google.

Saiba mais: Por que usar Landing Page?

3. Impulsionamento

Os famosos patrocínios nas redes sociais precisam SEMPRE ser segmentados. Se você faz isso de forma aberta para toda uma cidade ou estado já está desperdiçando tempo e dinheiro. O impulsionamento precisa de uma segmentação exaustiva para que o conteúdo chegue exatamente nos públicos que nos interessam. É assim que todo o seu trabalho como deputado para a cidade de Nova Colheita deve ser impulsionado somente para moradores dessa cidade, por exemplo. Um bom impulsionamento lista não só localizações, mas também perfil de público, gostos, preferências similares e faz a exclusão daquilo que não interessa. Mais um exemplo? Se você é ligado a um partido com pautas muito progressistas seu impulsionamento pode excluir pessoas que seguem ou curtem perfis ou personalidades conservadoras.

Segmentação de conteúdo no marketing político é importante!

Conseguiu perceber como a entrega personalizada de informações faz a diferença? Essa é mais ou menos a lógica que o Facebook aplica para exibir as postagens na sua linha do tempo. Você sempre vai receber mais materiais dos amigos com quem mais tem interação.

Para a classe política, segmentação representa qualidade na entrega seja da proposta ou da realização. E sim, eu sei que isso dá trabalho, mas é assim que você vai garantir que a sua produção legislativa e as suas ideias atinjam de verdade os públicos que se interessam por elas e que, mais tarde, podem se tornar seus eleitores ou renovar o voto de confiança em você.

Se quiser mais informações, fale com a gente no Whats neste link: http://bit.ly/whatsethos ou receba materiais exclusivos fazendo parte do nosso Canal no Telegram: https://t.me/conteudopoliticoethos

Jefferson Rodrigues

Jefferson Rodrigues

Co-founder Agência Ethos. Jornalista, estrategista político e consultor em marketing político. Atuou na editoria de política do jornal O Tempo e na assessoria de imprensa da Prefeitura de Juiz de Fora. Em eleições, tem no currículo a estratégia e a coordenação geral de campanhas de prefeitos, vereadores e deputados em MG, SP, RJ e BA; além de ter atuado em equipes de campanhas para governo e senado em Minas Gerais.

Leave a Reply