Seja em uma pré-campanha, campanha ou em um mandato, ter uma base de dados forte e completa é o principal objetivo ao se buscar formas eficientes de como captar contatos na política.
Esse processo encurta a distância do político com o eleitor e é o primeiro passo para uma comunicação direta, segmentada e eficiente.
Mas como captar contatos na política?
A obtenção de informações para construção do banco de dados pode ser realizada de diversas formas, tudo depende da estratégia adotada pela equipe de comunicação.
Nós separamos três dicas que podem te ajudar a nortear o trabalho de captar contatos na política:
1 – Landing Page: este termo é usado dentro do marketing digital para definir uma página que é usada para atrair potenciais clientes e coletar informações.
Por exemplo, você pode criar uma página falando sobre um projeto de lei ou proposta para determinada área e colocar um formulário de cadastro para que os interessados possam receber mais informações sobre o tema.
Esses dados obtidos através do formulário podem ser incluídos na sua base, e se tornar uma ótima maneira de captar contatos na política.
2 – Gestão de respostas: Poucos políticos ou comunicadores que trabalham na área política entendem a importância de uma boa gestão de resposta.
Responder comentários em postagens nas redes sociais é fundamental para a construção de um relacionamento mais próximo com eleitores – fazendo com que eles se mantenham fiéis – ou de conquistar a confiança de indecisos.
Além disso, a gestão de respostas também funciona como uma excelente forma de captar contatos na política.
Quando um eleitor faz um questionamento, elogio ou crítica a uma postagem sobre um projeto de lei, por exemplo, você pode pedir para que ele envie uma mensagem para o seu número no WhatsApp se quiser saber mais informações sobre o tema.
3 – Reuniões: As reuniões fazem parte da rotina de um político ou candidato. Falar com lideranças de bairros ou grupos sociais, por exemplo, são essenciais na política.
Pedir para que as pessoas presentes nessas reuniões mandem uma mensagem para o seu número no WhatsApp, com o intuito de se manterem atualizadas sobre as ações da campanha ou mandato, pode funcionar muito bem como forma de captar contatos na política.
A vantagem disso é que a forma de segmentação é ainda mais fácil, já que você pode incluir esses eleitores em uma lista de transmissão específica para aquele bairro, região ou grupo.
Conclusão…
Saber como captar contatos na política é, além de seguir fórmulas, um exercício de criatividade da equipe de marketing.
Contudo, lembre-se que, para ter os resultados desejados, tudo deve ser feito e pensado através de uma estratégia de comunicação já muito bem pré-definida!