Na reta final das pré-campanhas, muitos projetos ainda estão saindo do papel por motivos diversos e a sensação de que as coisas estão atrasadas (sim, elas estão!) é palpável. Se sua campanha está nessa situação, busque listar e organizar os pontos principais que precisam ser executados. E para isso, nós listamos três ações fundamentais antes de começar sua campanha.

1 Base de contatos

A pré-campanha é o período ideal para você começar a captação de contatos, sejam endereços de e-mail ou números de WhatsApp. Eles possibilitam que você estabeleça um diálogo direto com os eleitores seja por listas de transmissão segmentadas ou usando os e-mails para segmentação em anúncios no Facebook, por exemplo.

Caso você não tenha uma base de contatos, coloque isso como prioridade máxima e inicie um trabalho que estimule as pessoas a te mandarem os contatos delas. Para isso, você pode lançar mão de um espaço no site, landing page temática com algum projeto seu, impulsionamento nas redes sociais e a boa e velha divulgação maciça de materiais que tragam o seu número de WhatsApp.

Leia mais: saiba como captar contatos na política

2 Impulsionamento

Esqueça distribuição de conteúdo de forma orgânica, isso não existe para um projeto político! Calcule quanto você terá para investir na sua campanha, converse com a equipe de comunicação e separe uma boa verba para investir em impulsionamento segmentado para seus públicos.

Quanto maior a verba e mais bem utilizada ela for, mais chances você tem de atingir de verdade os públicos que possam se interesse e interagir com suas propostas e sua candidatura. Anote: impulsionamento vai ser um diferencial na disputa de 2022!

Saiba mais sobre impulsionamento político

3 Entrevista diamante

Item fundamental para um bom planejamento, a entrevista diamante permite que a campanha tenha um material completo em vídeo para uso ao longo de todo o processo. A diamante, ensinada e difundida pelo professor Marcelo Vitorino, perpassa desde temas sensíveis a formação, infância, valores e o lado pessoal do candidato ao seu profissional, projetos, temas e o que o levou a entrar na disputa.

O bom uso da diamante pode render vídeos para Facebook e Instagram, Reels, materiais para o TikTok e gravações mais longas e completas que podem abastecer o YouTube.

Os três itens que indicamos sozinhos não fazem uma campanha, mas no caso de quem está partindo do zero, representam pontos essenciais que ajudam na organização do trabalho.

Vale destacar que uma boa campanha precisa de planejamento. Dele, derivam as muitas ações que vão ditar o ritmo da agenda, da produção de conteúdo, dos impulsionamentos e todos os atos até o dia da eleição. Muita coisa precisa ser feita e deixar para a última hora é sempre apostar demais na sorte.

Invista seu tempo naquilo que, de fato, vai trazer resultados ao invés de pulverizar dezenas de ações que ninguém vai dar conta de executar.

Dúvidas? Fale com a gente:

Leave a Reply