Uma candidatura a prefeito, para vingar, reúne uma série de pequenos detalhes a serem ajustados. Ela independe da vontade apenas do postulante ao cargo. É preciso acordos, viabilidade, alianças… Mas existe também a parte da comunicação e marketing, que contribuem muito nesse processo. Nesse texto apresentamos, do ponto de vista do marketing político, o que fazer na preparação de uma pré-candidatura a prefeito.

Os pontos reunidos aqui não são a etapa final. Pelo contrário, funcionam apenas como um norte. Uma candidatura a prefeito exige necessariamente que você tenha profissionais de comunicação e estratégia política preparados para esse desafio.

Pesquisas

É impossível preparar uma candidatura a prefeito sem dados, conhecimento. Para isso, é preciso pesquisas que entendam quais as necessidades e anseios das pessoas, como elas enxergam a atual administração, quais os principais problemas etc.

Ao mesmo tempo, pesquisas ajudam a medir o grau de conhecimento, e a viabilidade eleitoral, do pré-candidato.

Mesmo em cidades com poucos eleitores, uma pesquisa é um ponto de partida extremamente importante para que termos uma radiografia política da cidade e de seus habitantes.

Posicionamento e construção de reputação

O período de pré-candidatura, que pode começar um, dois ou até quatro anos antes do pleito, precisa ser bem utilizado para projetar o nome reforçando as ligações pessoais com a cidade e mostrando conhecimento sobre as questões do município, apresentando ideias, demonstrando como se comportou em determinadas situações que demandam tomadas de decisões, por exemplo.

Construir reputação visando uma disputa eleitoral não significa que você vai produzir somente conteúdos sobre política. Tenha em mente que antes disso, você precisa se conectar com as pessoas, chamar a atenção delas para o seu modo de pensar, agir, gerir. Reputação se constrói com conteúdos bem pensados dentro de uma estratégia. Nada é aleatório.

Estudo de adversários

Conhecer os oponentes entendendo como se posicionam, quais os fatores de sucesso e onde estão os pontos de rejeição é essencial. Essa não é uma ação isolada, é preciso um monitoramento diário. Nesse ponto, as pesquisas ajudam ao dar direcionamentos sobre como as pessoas encaram nomes que possam ser seus oponentes no futuro.

O monitoramento passa, também, pela verificação diária das redes sociais, das opiniões que são emitidas e da forma como tudo ali funciona. Esse processo pode render materiais para uso futuro, por exemplo, mas serve essencialmente para você entender como o adversário se comporta.

O que fazer na preparação de uma candidatura a reeleição

Quem tenta a reeleição está exposto ao escrutínio das pessoas 24h por dia. É a vitrine que vai receber todos os ataques dos adversários e o descontentamento por absolutamente qualquer questão, mesmo que não seja da competência do município.

Prefeitos em mandato precisam de um marketing pessoal desde o primeiro dia, mas quando se fala em preparação para a reeleição, é preciso um cuidado a mais.

Todos os itens que citamos anteriormente precisam estar presentes na estratégia de um prefeito em mandato, mas deve-se ir além.

Fazer a prestação de contas, inúmeras comparações com a gestão anterior, apresentar para as pessoas melhorias e motivos que justifiquem mais quatro anos de mandato. É preciso mostrar conquistas do presente e projeção de futuro.

Lembre-se: administrações não são perfeitas! Então, não venda um cenário que não existe.

O que fazer na preparação de uma pré-candidatura a prefeito

Quando você não possui um mandato, há a vantagem de que pode construir sua reputação e desenvolver sua imagem sem estar sob os holofotes de uma gestão. Todos os itens que citamos nesse artigo são essenciais na construção da viabilidade da sua candidatura. Contudo, podemos destacar dois pontos.

  1. Se você é oposição, lembre-se de mostrar capacidade de resolver problemas ao invés de apenas atacar e/ou colocar defeitos. As pessoas não gostam de políticos que só criticam os adversários.

  2. Se você é da situação, reforce os pontos positivos conquistados, mas apresente os seus diferenciais, destacando como você pode ir além, aperfeiçoando o que foi feito.

Dicas extras

  • Canal no YouTube e site contribuem para construção e/ou reforço de reputação;
  • Construir base de contatos (WhatsApp e E-mail) é fundamental e faz a diferença lá na frente, no período eleitoral;
  • Jamais fale que é pré-candidato. As pessoas não estão interessadas nisso nesse momento

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Imagem de capa: créditos by Vecteezy

Jefferson Rodrigues

Jefferson Rodrigues

Co-founder Agência Ethos. Jornalista, estrategista político e consultor em marketing político. Atuou na editoria de política do jornal O Tempo e na assessoria de imprensa da Prefeitura de Juiz de Fora. Em eleições, tem no currículo a estratégia e a coordenação geral de campanhas de prefeitos, vereadores e deputados em MG, SP, RJ e BA; além de ter atuado em equipes de campanhas para governo e senado em Minas Gerais.

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