Na elaboração de uma estratégia de comunicação política, a landing page é um recurso bastante eficaz para posicionamentos sobre temas específicos e captação de contatos. Contudo, ela ainda é pouco utilizada e, arrisco dizer, que pouco conhecida também. Vamos entender, então, por que usar landing page em política vale a pena?

O que é landing page?

Em linhas gerais, landing page é uma página na internet construída com o objetivo de converter os visitantes em lead, ou seja, em contatos.

Essas páginas são bem mais simples e com menos elementos que um site normal. Afinal, elas não substituem os sites. Funcionam com um objetivo bem definido e são criadas com base nesse propósito.

Landing page e política

Na política, sempre recomendamos o site como um item essencial no projeto de comunicação tanto do mandato quanto em campanha ou pré-campanha.

Saiba mais: por que você deve ter um site na política?

Entretanto, a landing page surge aqui como um complemento para a estratégia. Vamos a exemplos?

  • Imagine que você, deputado ou vereador de uma grande cidade, defende uma pauta muito forte ou tem um projeto que precisa de atenção das pessoas como reforma da previdência ou ampliação da atuação da guarda municipal, por exemplo.

Você precisa apresentar esse projeto, as suas ideias, o que você pensa ou até mesmo opiniões contrárias a algo. E mais, você gostaria de escutar as pessoas sobre esse assunto. Saber o que elas acham, se concordam ou não.

É aqui que entra a landing page!

Nós criamos uma página específica com o tema que você precisa abordar e colocamos ali todos os elementos necessários para explicar para as pessoas seu ponto de vista: vídeos, textos infográficos, imagens e um formulário de contato para receber opiniões ou cadastros.

A construção da landing page traz informação e leva as pessoas a deixarem seu contato, a fazerem parte do seu banco de dados. Pense, ninguém se cadastra à toa na página de um político. Ainda mais quando é uma página com um tema específico. Isso é sinal de que aquela pessoa tem real interesse naquele tema.

Então, qual o resultado dessa landing page?

Ela proporciona informação fazendo circular na internet um conteúdo seu com sua opinião sobre um tema e ela captura contatos qualificados sobre esse tema.

A partir daí, cabe à sua estratégia de comunicação fornecer à essas pessoas, conteúdos como e-mail marketing ou através de uma lista de transmissão segmentada para esse tema no WhatsApp.

Você estabelece uma comunicação eficiente!

  • Uma segunda situação é você ser pré-candidato. A landing page pode ser explorada a partir das pautas que você defende e quer que sejam mais conhecidas e ligadas à sua imagem. E, claro, ela também captura contatos que serão alimentados com informações para uma campanha futura.

Tudo isso faz parte de estratégia!

Duas vantagens da landing page

Entre as muitas vantagens do uso de uma landing page na comunicação política, vou destacar dois pontos técnicos que compõe a estratégia:

1 Landing page pode ser patrocinada no Google ou nas redes sociais para atingir mais públicos

2 Landing page pode ficar bem posicionada nas pesquisas do Google relacionadas ao tema definido para o uso. Basta um bom trabalho de SEO

Por que usar landing page em política?

Porque elas são extremamente eficientes na captação de contatos para base de dados e no reforço de opinião. Na disseminação de informação.

Lembre-se que quanto mais segmentada e bem pensada for a comunicação política, melhor ela vai ser comunicar com as pessoas. Entregar aos diversos públicos exatamente o que é de interesse de cada um.

Concluindo…

Políticos em mandato têm na landing page uma excelente ferramenta para reforçar os temas que lhes são caros e estreitar as relações com os seus eleitores. Além de atingir novos públicos tendo a oportunidade de aumentar sua base.

Aos que desejam se candidatar, a landing page contribui muito para destacar ou chamar a atenção para os temas e bandeiras defendidos. Ela ajuda na comunicação com um público que pode vir a se tornar seu eleitor.

Finalizando, é sempre bom reforçar que nada disso pode ser feito ao acaso. É preciso ter estratégia, planejamento e saber exatamente como essa landing page será criada e o que se espera dela dentro do seu projeto de comunicação.

Se quiser mais informações, fale com a gente no WhatsApp: http://bit.ly/whatsethos

Jefferson Rodrigues

Jefferson Rodrigues

Co-founder Agência Ethos. Jornalista, estrategista político e consultor em marketing político. Atuou na editoria de política do jornal O Tempo e na assessoria de imprensa da Prefeitura de Juiz de Fora. Em eleições, tem no currículo a estratégia e a coordenação geral de campanhas de prefeitos, vereadores e deputados em MG, SP, RJ e BA; além de ter atuado em equipes de campanhas para governo e senado em Minas Gerais.

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