Na ânsia de fazer muitas postagens, políticos e assessorias costumam lançar mão de conteúdos aleatórios que geralmente não acrescentam ou contribuem em nada na construção de um projeto. Tampouco interessam, de fato, ao público seguidor. Listamos então, cinco tipos de conteúdos que políticos devem evitar em redes sociais. Vamos a eles?
1 Mensagens motivacionais
Cards com paisagens ou fotos do próprio político acompanhados de mensagens ou frases motivacionais não agregam nada na construção de uma imagem. No máximo vão ter bom alcance por causa da mensagem em si para determinado tipo de público, mas isso não significa que converte em resultado!
2 Fotos “em pose” com apoiadores
Aquelas fotos com lideranças ou apoiadores, todos alinhados um ao lado do outro, acompanhadas de legendas vagas que dizem que “encontrou fulano para discutir demandas” só interessam para quem está na foto. Seu público-eleitor simplesmente ignora todas!
3 Data comemorativa sem sentido
Transformar suas redes sociais em calendário parabenizando todo mundo todo dia, por incrível que pareça, não traz voto! Atenha-se a trabalhar apenas as datas comemorativas que fazem sentido para o mandato ou sua área de atuação. As demais, simplesmente ignore!
Leia mais: como e quando postar data comemorativa
4 Agenda parlamentar sem contextualização
Postar visitas as cidades, encontros com prefeitos ou presença em eventos sem trazer uma boa contextualização não comunica nada ao seu público. Para esses conteúdos, busque o diferencial, conte uma história, traga um personagem. É preciso envolver seu público!
5 Replicar notícias ao invés de produzir o seu conteúdo
Não transforme seu feed numa área de comentários de notícias, afinal você não é comentarista! Ao invés de ficar replicando ou repostando conteúdos de terceiros, invista em produzir seu próprio material. O noticiário pode te ajudar a encontrar pautas, mas jamais virar o seu conteúdo!
Conteúdos que políticos devem evitar em redes sociais
Isso não quer dizer que tudo que listamos acima é errado ou deve ser totalmente descartado. O segredo está em como você vai trabalhar esse material de forma a que ele fique interessante e adequado ao estilo das redes sociais.
Tenha sempre em mente que todo tipo de postagem numa rede social política é uma forma de comunicação, portanto precisa necessariamente comunicar algo. Quanto mais vago, aleatório ou sem sentido para o público seguidor, menos chances você tem de fidelização, de melhorar o alcance ou até mesmo atingir novos públicos.
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Imagem de capa: créditos by Vecteezy