Na ânsia de fazer muitas postagens, políticos e assessorias costumam lançar mão de conteúdos aleatórios que geralmente não acrescentam ou contribuem em nada na construção de um projeto. Tampouco interessam, de fato, ao público seguidor. Listamos então, cinco tipos de conteúdos que políticos devem evitar em redes sociais. Vamos a eles?

1 Mensagens motivacionais

Cards com paisagens ou fotos do próprio político acompanhados de mensagens ou frases motivacionais não agregam nada na construção de uma imagem. No máximo vão ter bom alcance por causa da mensagem em si para determinado tipo de público, mas isso não significa que converte em resultado!

2 Fotos “em pose” com apoiadores

Aquelas fotos com lideranças ou apoiadores, todos alinhados um ao lado do outro, acompanhadas de legendas vagas que dizem que “encontrou fulano para discutir demandas” só interessam para quem está na foto. Seu público-eleitor simplesmente ignora todas!

3 Data comemorativa sem sentido

Transformar suas redes sociais em calendário parabenizando todo mundo todo dia, por incrível que pareça, não traz voto! Atenha-se a trabalhar apenas as datas comemorativas que fazem sentido para o mandato ou sua área de atuação. As demais, simplesmente ignore!

Leia mais: como e quando postar data comemorativa

4 Agenda parlamentar sem contextualização

Postar visitas as cidades, encontros com prefeitos ou presença em eventos sem trazer uma boa contextualização não comunica nada ao seu público. Para esses conteúdos, busque o diferencial, conte uma história, traga um personagem. É preciso envolver seu público!

5 Replicar notícias ao invés de produzir o seu conteúdo

Não transforme seu feed numa área de comentários de notícias, afinal você não é comentarista! Ao invés de ficar replicando ou repostando conteúdos de terceiros, invista em produzir seu próprio material. O noticiário pode te ajudar a encontrar pautas, mas jamais virar o seu conteúdo!

Conteúdos que políticos devem evitar em redes sociais

Isso não quer dizer que tudo que listamos acima é errado ou deve ser totalmente descartado. O segredo está em como você vai trabalhar esse material de forma a que ele fique interessante e adequado ao estilo das redes sociais.

Tenha sempre em mente que todo tipo de postagem numa rede social política é uma forma de comunicação, portanto precisa necessariamente comunicar algo. Quanto mais vago, aleatório ou sem sentido para o público seguidor, menos chances você tem de fidelização, de melhorar o alcance ou até mesmo atingir novos públicos.

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Imagem de capa: créditos by Vecteezy

Jefferson Rodrigues

Jefferson Rodrigues

Co-founder Agência Ethos. Jornalista, estrategista político e consultor em marketing político. Atuou na editoria de política do jornal O Tempo e na assessoria de imprensa da Prefeitura de Juiz de Fora. Em eleições, tem no currículo a estratégia e a coordenação geral de campanhas de prefeitos, vereadores e deputados em MG, SP, RJ e BA; além de ter atuado em equipes de campanhas para governo e senado em Minas Gerais.

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